Dificuldade Motora no Autismo

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio que é caracterizado por uma alteração na comunicação, nas interações sociais e comportamentos repetitivos.

Além disso, a maioria das crianças com autismo apresenta também alterações na motricidade fina assim como na motricidade ampla.
Dessa forma, um desenvolvimento motor inadequado acaba por interferir na independência da criança, uma vez que pode ter dificuldade em realizar simples tarefas.

E vale lembrar também que isso pode dificultar o relacionamento com outras crianças durante as brincadeiras, logo, impacta também na socialização.
Nesse artigo, vamos mostrar em mais detalhes as dificuldades na motricidade fina e ampla, algumas atividades para melhorar a coordenação motora e muito mais.

Entendendo a dificuldade motora no autismo

O que se sabe é que a causa provável de dificuldades motoras no autismo seja por conta de falhas nas conexões entre os neurônios.
Inclusive um estudo mostra que cerca de 80% das crianças com autismo apresentam algum tipo de dificuldade motora.

Por exemplo, a criança demora muito a andar, dificuldade em segurar um lápis, distúrbios motores da fala, apenas para citar algumas.

A questão aqui é que se essas habilidades não forem desenvolvidas, podem acabar interferindo na comunicação e interações sociais do autista.
E é justamente por isso que as intervenções precoces são tão importantes.

Dificuldades na motricidade fina e ampla e como melhorar

Primeiramente, entenda a diferença entre motricidade fina e ampla.
A motricidade fina, como o nome já sugere, tem a ver com movimentos mais refinados, que exigem uma maior precisão.

Por exemplo, a capacidade que a criança tem de manipular um objeto com as duas mãos.

Já a motricidade ampla se refere ao controle do corpo como um todo, sendo relacionada com o equilíbrio e postura.

Algumas atividades que ajudam muito no desenvolvimento da coordenação motora fina são: brincar com massinhas de modelar, brinquedos de encaixar, desenhar com tinta.

Além de serem atividades lúdicas que geralmente as crianças adoram, desenvolvem as habilidades motoras finas.

Por outro lado, para estimular a motricidade ampla, atividades como jogar bola, dançar, andar de bicicleta, trazem ótimos resultados.
Ao mesmo tempo que a criança melhora a coordenação, é uma forma de aprimorar seu aprendizado, o que se reflete na sua capacidade de linguagem.

Os desafios do desenvolvimento das habilidades motoras em crianças com autismo


Os problemas com a motricidade em crianças autistas podem aparecer de uma série de maneiras:

  • A motricidade global pode ser alterada e pode ser devido a problemas neurológicos. Aprender a nadar ou andar de bicicleta pode ser difícil porque a criança pode haver dificuldades com a consciência do corpo, equilíbrio e controle motor.
  • As dificuldades relacionadas à motricidade fina podem tornar a escrita e o desenho muito difíceis. O controle motor dos pequenos músculos das mãos é necessário para dominar diversas habilidades.
  • Já os problemas de comunicação são os mais desafiadores, pois articular uma frase requer habilidades precisas da motricidade fina que implica o controle dos músculos orais.

Independentemente de qual seja a dificuldade motora da criança, o melhor é elaborar um plano de tratamento o mais cedo possível que inclua atividades terapêuticas direcionadas especificamente para melhorar o controle motor.

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