Mãe de Autista: Conheça os Desafios

É comum você ouvir de uma mãe de autista que é um luta dia após dia.
Uma luta com ela mesma, aprender a ter confiança e passar por cima de certos valores para o bem-estar de seu filho.

É também uma luta com a sociedade, ter que ficar explicando e justificando o tempo todo.

E sem falar que tem que ouvir, às vezes, comentários maldosos, pois nem é todo mundo que entende.

Exatamente por isso que ela tem que buscar o máximo de informações, não deixar nenhuma dúvida para trás, e procurar fazer o que for possível para que seu filho tenha a vida que merece.

Nesse artigo, vamos mostrar o que é ser mãe de autista e todos os desafios que surgem a partir daí.

Sendo mãe de autista

Receber o diagnóstico de autismo não é nada fácil. É uma mistura de medo, ansiedade, culpa e preocupação. Afinal, como lidar com isso?

Entretanto, outras podem passar por um momento de negação e não aceitação diante do impacto da notícia, e talvez por isso demorem mais um pouco em buscar um tratamento.

Mas isso não significa que não amem seus filhos de maneira incondicional e afetuosa, que é essencial para o desenvolvimento da criança.

Muitas relatam que um dos maiores desafios de ser mãe de autista era por não saber como cuidar e atender a todas as necessidades do seu filho.

Tudo isso só reforça a importância de começar uma intervenção precoce o quanto antes, onde pais trabalhariam em conjunto com os profissionais e com a escola.

Os desafios de uma mãe de criança autista

O primeiro desafio de uma mãe de autista é no momento do diagnóstico, pois algumas não têm conhecimento.

Nesse caso, é preciso estudar, perguntar e pesquisar sobre os sintomas, tipos de comportamento, quais as dificuldades enfrentadas pelas crianças, etc.
A partir daí, não só a mãe, mas os pais, devem buscar ajuda profissional, de forma a orientá-los quanto a agir com seu filho.

É uma mudança radical na rotina, e pode ser muito desgastante para toda a família até todos se adaptarem a esse novo cenário.

Por mais que muitas vezes a mãe fique mais sobrecarregada, pois ela é quem toma conta da criança o tempo todo, os profissionais recomendam o revezamento dos cuidados.

Uma outra grande preocupação de mães de autistas é a exclusão social. Felizmente, isso quase já não acontece, pois há uma maior conscientização da sociedade em relação ao autismo.

Superando os desafios

Por mais desafiador que seja, ser mãe de autista também é extremamente recompensador.

Já imaginou seu filho que não conseguia pronunciar uma palavra, chegar um dia e dizer uma frase inteira?
Ou vivia isolado e um dia brincou com outra criança?

Como já foi dito, é uma luta diária, muitas vezes estressante, mas vale a pena ver seu filho se desenvolvendo, começando a interagir com outras pessoas, indo para escola, enfim, vivendo.

Se você é mãe de autista, não precisa passar por tudo isso sozinha. Converse com outras mães de autistas, peça ajuda profissional e reserve um tempo para você mesma.

E não se esqueça que os tratamentos estão cada vez mais avançados e as crianças autistas estão tendo ótimos resultados!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora